Grand Canyon: dicas para planejar sua visita

Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos lugares de visitação mais famosos do mundo, o Grand Canyon pode ser acessado de diversas maneiras. Vem ver todas as informações que você precisa para aproveitar ao máximo sua visita.

NEVADAPONTOS TURÍSTICOSARIZONA

11/21/20234 min read

Grand Canyon during daytime
Grand Canyon during daytime

Fundado em 1919 e um dos mais antigos do mundo, o Parque Nacional do Grand Canyon fica localizado no norte do Arizona e abriga o Grand Canyon, um desfiladeiro profundo de 1,6 km esculpido pelo Rio Colorado.

A região ao redor do parque é de deserto, e próximo das entradas existem pequenas vilas com estrutura básica. Contudo, não existem cidades grandes e centros comerciais muito próximos. Além disso, em quase todos os lugares ali perto nossos telefones ficavam com sinal bem fraco. Por isso, é importante organizar toda a visita com antecedência e já montar um bom plano.

No nosso caso, alugamos um carro em Las Vegas e dirigimos cerca de 4h até chegar no South Rim - o ponto de visitação mais ao sul. Existem três principais pontos de visitação no Parque Nacional do Grand Canyon, e um fica distante do outro, pois o canyon os separa e é IMENSO - a perder de vista.⁣⁣

West Canyon

people on mountain
people on mountain

O West Canyon fica a uma distância de 200 km de Las Vegas, que de carro tornam-se uma viagem de cerca de 2h. É a escolha da maioria dos turistas que sai da cidade. Por ser um local bastante turístico e próximo de Las Vegas, o West Canyon dispõe de bastante estrutura para a visita, incluindo uma passarela de vidro sobre o canyon, passeios de rafting e helicóptero e até mesmo uma tirolesa.

Contudo, a visão do Grand Canyon na parte oeste não é tão bonita quanto nos outros dois locais. O Grand Canyon West, na realidade, fica fora do Parque Nacional, e a visão Grand Canyon é parcial.

North e South Rim

Tanto a margem norte quanto a sul - o North e o South Rim - ficam dentro do Parque Nacional e são amplamente visitados, sendo os principais pontos de observação do Grand Canyon, especialmente pelos próprios americanos. Os dois ficam a uma distância de cerca de 450 km de Las Vegas, o que totaliza uma viagem de cerca de 4h. Apesar da distância ser a mesma, para ir de Las Vegas a cada um deles, o trajeto é totalmente diferente, justamente pois para chegar em ambos você pega estradas que permeiam o canyon por margens opostas. Por isso, escolha com antecedência qual será sua opção.

Entre o North e o South Rim, escolhemos e recomendamos a visita ao South Rim, justamente por ter mais estrutura: tem ruas e estradas para seguir, é possível fazer grande parte de carro e é, inclusive, acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Cerca de 90% dos turistas que visitam o Grand Canyon anualmente o fazem pelo South Rim para usufruir dos hotéis, restaurantes, estrutura e acessibilidade. Além da estrutura, o South Rim tem a vista considerada mais privilegiada.⁣

O North Rim é considerado mais “selvagem” por ter a natureza muito mais preservada. É conhecido por ter vistas incríveis, muitas opções de trilha mais imersiva na natureza e animais, mas é mais indicado para pessoas com mais experiência nesse tipo de aventura e contato com a natureza mais selvagem.

Como é visitar o South Rim

A entrada sul do Parque Nacional fica grudada na vila Tusayan, que foi onde passamos a noite em um Motel para acordar super cedo e aproveitar ao máximo o dia no parque. Recomendamos bastante fazer isso se você só vai visitar o Grand Canyon por um dia, pois você exclui todo o tempo de trajeto até lá.

Entrada do parque - South Rim

a sign for the grand canyon national park
a sign for the grand canyon national park

A entrada no parque sempre tem algum movimento, independentemente do horário do dia. Mesmo assim, não pegamos muita fila e na entrada já recebemos um mapa do parque.

Todos os lugares que visitamos tinham acesso por carros e caminhos pavimentados - o que implica que são todos acessíveis para carrinhos de bebê e cadeiras de rodas. Existem estacionamentos ao lado de todos os principais locais de visualização do Canyon onde você pode parar o carro e andar poucos minutos para apreciar a vista.

Também existem algumas trilhas, de diferentes dificuldades, que ficam indicadas no mapa e que é possível realizar, além de outras atividades mais radicais.

Pra quem não está de carro ou pretende deixar o carro parado dentro do parque, existem ônibus internos do Parque que circulam entre os pontos de observação e transportam os visitantes.

Valores

Para visitar o Grand Canyon, existe uma taxa de entrada que é paga por veículo no valor de US$ 30.

Uma opção para economizar - caso você pretenda visitar outros parques nacionais em sua viagem ou nos próximos meses, é comprar o ticket anual, que te garante a entrada em todos os parques nacionais dos EUA, no valor de US$ 80 (válido por 1 ano). Visitando mais de 2 parques, já vale a pena fazer o passe anual.